sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Netuno, O Gasoso Planeta Azul.

8º Planeta - Netuno
Esse é o 173º ano da descoberta do, ainda misterioso, planeta Netuno, o 8º planeta e último do Sistema Solar - na ordem de afastamento do Sol - desde o rebaixamento de Plutão para a categoria de planeta-anão, em 2006, que era o último dos planetas.
Por ser um planeta de coloração azul, ele sempre foi conhecido como Planeta Azul, assim como o mar da Terra, isso o levou a receber o nome de Netuno, o deus dos mares na mitologia romana.
Mas isto não significa que lá exite água, ele é um planeta gasoso, não possui superfície sólida, assim como Saturno e Júpiter. O seu símbolo astronômico é a representação de um tridente.
A noite de Saturno

Ainda brilhante nos céus noturnos do planeta Terra, as boas vistas telescópicas de Saturno e seus belos anéis muitas vezes fazem dele uma estrela em festa de estrelas. Mas essa vista deslumbrante dos anéis, do lado noturno de Saturno, simplesmente não é possível a partir de telescópios mais próximos do Sol. Eles só podem mostrar o dia de Saturno às vistas.
De fato, esta imagem iluminada pelo Sol, com a sombra da noite projetada em seu amplo e complexo sistema de anéis, foi capturada pela Cassini, uma sonda robótica enviada do planeta Terra, que orbitou Saturno por 13 anos antes de ser direcionada para um mergulho na atmosfera do gigante de gás em 15 de setembro de 2017, e consequentemente destruída pela extrema pressão atmosférica.
A fotografia foi registrada com a câmera grande angular da sonda a apenas dois dias antes de sua grande queda. Então a noite de Saturno não será mais vista até que outra espaçonave da Terra seja enviada para lá.

Crédito da imagem: NASA , JPL-Caltech , Instituto de Ciências Espaciais, Mindaugas Macijauskas