terça-feira, 3 de julho de 2012

Qual o tamanho do Universo?

Expansão acelerada do Universo.

De acordo com os conhecimentos atuais, o Universo surgiu há cerca de 13,8 bilhões de anos. Por isso, não nos é possível detectar uma radiação mais antiga do que isso. Em outras palavras, nenhuma luz que chega até nós do espaço sideral, pode ter percorrido mais do que 13,8 bilhões de anos-luz.
Isso não significa, entretanto, que a essa distância o Universo chegue ao fim. O Universo pode ser maior do que a região abrangida por nossos telescópios mais potentes - talvez seja até infinito.

“Existe um centro no Universo?”

Quando se descobriu que quase todas as galáxias se distanciam de nós, concluiu-se que a Via Láctea ficava no centro do espaço sideral. Porém esta suposição é falsa. Pois na verdade, as galáxias não se movem, mas o espaço entre elas é que se expande - como a borracha esticada de uma bola de sopro ao ser inflada. Da mesma forma, cada ponto da superfície distancia-se dos demais; ainda assim, nenhum deles é o centro da superfície do bola de sopro. Tal fenômeno continua a ter validade, mesmo que o Universo não seja curvo, e sim infinitamente grande. Um Universo como esse também não tem um centro, mesmo que não dê para imaginar, pois é muito além da compreensão humana hoje - assim como se pensavam sobre o nosso sistema solar, onde imaginavam a Terra ser o centro dele.


Proxima tempus!