![]() |
| Primeiro a pisar em solo lunar [NASA] |
O autor da célebre frase, "Um pequeno passo para o homem, e um gigantesco salto para a humanidade", antes de se tornar um astronauta, foi um ex-combatente na guerra da Coréia servindo a Marinha dos Estados Unidos. Mais tarde tornando-se um piloto de testes de alta velocidade da NACA - Estação de Vôo do Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica - conhecido hoje como Vôo Dryden Research Center, onde ele praticou mais de 900 vôos vários tipos de aeronaves.
Armstrong interessou-se pela NASA cinco ou seis meses depois da abertura das inscrições para a formação de um novo grupo de astronautas, em 1962, e foi escolhido para o chamado Grupo dos Nove, denominação decorrente do modo como eram conhecidos os primeiros astronautas norte-americanos selecionados em 1960 para o Projeto Mercury, o Grupo dos Sete, tornando-se o primeiro astronauta norte-americano civil.
Depois de anunciar que não mais iria ao espaço após a saga da Apollo 11, Neil Armstrong retirou-se da NASA em fins de 1970 e tornou-se professor de engenharia aeroespacial na Universidade de Cincinnati, onde permaneceria até 1979. Rejeitou ofertas milionárias de grandes empresas para trabalhar como relações públicas ou em cargos de diretoria, assim como a oferta de todos os partidos políticos que desejavam tê-lo como candidato a qualquer coisa (ao contrário dos ex-astronautas John Glenn e Harrison Schmitt que entraram na política e se elegeram senadores).
![]() |
| Neil Armstrong [NASA] |
Casado pela segunda vez, Neil Armstrong levava uma vida discreta, aparecendo somente em solenidades do governo americano relativas a tecnologia espacial e em palestras sobre o passado e o futuro da conquista do espaço. Há algum tempo, mostrou desânimo pelo fato da exploração espacial ter saído do interesse das grandes massas, depois da falta de continuidade de voos tripulados pelo homem para fora da órbita terrestre, sendo inclusive relegada a um segundo plano no currículo estudantil dos Estados Unidos:
"O decepcionante é que, anos atrás, eu costumava ouvir que éramos citados nas aulas de ciência. Hoje, eles dizem que aprendem sobre a Apollo 11 nas aulas de História."
No dia 7 de agosto de 2012, Armstrong foi submetido a uma cirurgia coronária. Apesar disto, no dia 25 de agosto de 2012 ele não resistiu às intervenções e acabou falecendo.

