sexta-feira, 22 de junho de 2012

Robô Curiosity contaminará Marte


O próximo robô que irá fazer procura por micróbios e bactérias em Marte, nomeado Curiosidade - oficialmente MSL (Mars Science Laboratory Curiosity) -, pousará em solo marciano no próximo dia 6 de agosto deste ano.
Contudo, uma suposta contaminação estará pondo em risco as pesquisas que serão feitas pelo próprio robô, pois a broca que será usada na perfuração do solo para retirada de amostras, estará contaminada por Teflon - material utilizado como proteção das brocas de perfuração e também usado em panelas de cozinha - onde é composto cerca de 70% de carbono, principal elemento para as pesquisas que serão realizadas pelos cientistas em busca de novas evidências. 
Essa contaminação poderá atrapalhar nas pesquisas por se misturar o nosso carbono, terrestre, com o carbono marciano. Caso realmente ocorra a contaminação, os cientistas irão separar esses elementos o máximo possível para que não comprometa os preciosos dados que serão retirados das amostras, em prol da possibilidade de haver fóssil ou até mesmo, vida - o que é bastante improvável.

Proxima tempus!