segunda-feira, 9 de julho de 2012

Importância das Lentes Especiais

NGC 3603 [WISE]
Em um dos milhões de berços estelares do Universo, o aglomerado NGC 3603 a 20 mil anos-luz na constelação de Carina, foi fotografado pelo WISE (Wide-field Infrared Survey) que é o telescópio infravermelho lançada no inicio de 2010, para obter imagens de objetos mais distantes ou com mais detalhes, já que nossa visão não capta tais faixas de ondas emitidas por eles. Nesta nuvem está um aglomerado de estrelas, que é literalmente uma maternidade de estrelas recém-nascidas e jovens com alguns milhões de anos apenas.

Estas lentes especiais ajudam a nos mostrar minuciosamente, coisas que jamais poderíamos ver em um telescópio com lentes tradicionais.
Então, como ver uma espiral de poeira mais escondida e fina de uma galáxia, se não podemos ver devido a distância ou também por estar atrás de uma densa camada de poeira?
A resposta está nesta imagem composta da galáxia Andrômeda, uma parte fotografada em uma faixa de onda mais curta do infravermelho é azulada e a outra parte em uma faixa de onda mais longa é mais avermelhada. Juntando as duas imagens é o resultado abaixo, podendo ser observada de como exatamente é por trás da camada de poeira que impede uma visão mais detalhada.

Galáxia de Andrômeda. [WISE]

O que significa?


NGC: New Geral Catalogue ou Novo Catálogo Geral de nebulosas e aglomerados de estrelas.

Proxima tempus!