quinta-feira, 26 de julho de 2012

O Fenômeno das Auroras

Por que é impressionante uma aurora rosa?
Ao fotografar a pitoresca Cratera do Lago em Oregon, EUA, no mês passado, o fundo do céu iluminou-se com auroras de cores incomuns.

Cratera do Lago nos EUA. [Foto: Brad Goldpaint]

Embora muito se sabe sobre os mecanismos físicos que criam auroras, predizendo com precisão a ocorrência e cores de auroras, ainda permanece um tópico de investigação. Tipicamente, se sabe, que as auroras mais baixas aparecem em verde.



Estes ocorrem cerca de 160 quilômetros de altura e envolvem átomos de oxigênio atmosférico excitados por plasma em alta velocidade vindo do espaço. Este plasma - um dos estados da matéria - vem diretamente Sol, que é liberado pelas explosões solares e viajam a quase 800km/s, são  chamados de ventos solares. As auroras mais altas - cerca de 320 quilômetros acima - aparecem avermelhada, e são também emitidos pelo reassentamento do oxigênio atmosférico.
Aurora Boreal - Noruega
Algumas das auroras mais visíveis - tão alto quanto 800 quilômetros acima - aparecem em azul, e são causadas por íons da luz solar com a dispersão de nitrogênio. Quando olhamos a partir do solo através de diferentes camadas de auroras distantes, suas cores podem se combinar para produzir tons únicos e espetaculares, neste caso, raros tons de rosa foram vistos acima (foto 1).
Como o Máximo Solar se aproximando nos próximos dois anos, explosões de partículas do Sol, temos certeza de continuar a ver por um bom tempo, uma boa para quem vai viajar em direção a lugares onde possa ver este maravilhoso fenômeno como Noruega por exemplo.

Proxima tempus!