quinta-feira, 26 de julho de 2012

O Fenômeno das Auroras

Por que é impressionante uma aurora rosa?
Ao fotografar a pitoresca Cratera do Lago em Oregon, EUA, no mês passado, o fundo do céu iluminou-se com auroras de cores incomuns.

Cratera do Lago nos EUA. [Foto: Brad Goldpaint]

Embora muito se sabe sobre os mecanismos físicos que criam auroras, predizendo com precisão a ocorrência e cores de auroras, ainda permanece um tópico de investigação. Tipicamente, se sabe, que as auroras mais baixas aparecem em verde.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Plutão, o Planeta Anão

Ilustração artística de Plutão e Caronte.
   Todos nós sabemos que Plutão já não faz parte do grupo de planetas em nosso Sistema Solar, sendo rebaixado para o grupo de planetas anões devido ao seu tamanho. Mas o fato de termos encontrado outros planetas anões - como SednaÉris, Haumea e Makemake - além de Plutão, possibilitou criar esta categoria de planeta, colaborando para sua posição neste grupo atual.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Turbilhão Cósmico

As graciosas, os braços sinuosos da majestosa galáxia espiral M51 (NGC 5194) aparecem como uma grande escada em espiral, que varre através do espaço. São realmente pistas longas de estrelas e gases misturado com poeira.

A Galáxia Whirlpool (M51) e
sua companheira NGC 5195.
Esta é a imagem mais nítida, fotografada em janeiro de 2005, com a Advanced Camera for Surveys a bordo da NASA/ESA Hubble Space Telescope, ilustra o design de uma grande galáxia espiral, a partir da curvatura de seus braços, onde estrelas jovens residem, e ao seu núcleo central amarelado moram estrelas mais velhas. A galáxia é apelidada de redemoinho devido a sua estrutura.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Importância das Lentes Especiais

NGC 3603 [WISE]
Em um dos milhões de berços estelares do Universo, o aglomerado NGC 3603 a 20 mil anos-luz na constelação de Carina, foi fotografado pelo WISE (Wide-field Infrared Survey) que é o telescópio infravermelho lançada no inicio de 2010, para obter imagens de objetos mais distantes ou com mais detalhes, já que nossa visão não capta tais faixas de ondas emitidas por eles. Nesta nuvem está um aglomerado de estrelas, que é literalmente uma maternidade de estrelas recém-nascidas e jovens com alguns milhões de anos apenas.

domingo, 8 de julho de 2012

Noite Escura

O vídeo abaixo mostra o céu noturno bastante estrelado e com tanta clareza, que dá para ver a parte visível por nós da Via Láctea e em tempo acelerado a rotação da Terra. Muito bonito e com direito a um belo fundo musical de Agnes Obel "Wallflower". Maravilhe-se! ;-)



sábado, 7 de julho de 2012

Buracos Negros fora de Sincronia

Credit: X-ray: NASA/CXC/SAO/A.Bogdan et al;
Infrared: 2MASS/UMass/IPAC-Caltech/NASA/NSF
Com base nos novos resultados dos dois objetos mostrados aqui, estão desafiando as ideias dominantes sobre a forma de como o buraco negro cresce nos centros das galáxias. A NGC-4342 e a NGC-4291, as duas galáxias no estudo, com a distâncias de 75 milhões e 85 milhões de anos luz, respectivamente, estão próximas em termos cósmicos. Nestas imagens compostas, os raios-x da NASA Chandra X-ray Observatory são de cor azul, enquanto os dados infravermelhos do projeto 2MASS são vistos em vermelho.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Qual o tamanho do Universo?

Expansão acelerada do Universo.

De acordo com os conhecimentos atuais, o Universo surgiu há cerca de 13,8 bilhões de anos. Por isso, não nos é possível detectar uma radiação mais antiga do que isso. Em outras palavras, nenhuma luz que chega até nós do espaço sideral, pode ter percorrido mais do que 13,8 bilhões de anos-luz.